quinta-feira, 20 de maio de 2010

Makeup


Para esta nova postagem, decidimos falar sobre a maquilhagem também como acessório. Também com a maquilhagem a mulher se sente mais bela, e actualmente são poucas as mulheres que abrem mão desta no seu dia-a-dia, nem que seja um simples baton para realçar os lábios, e por vezes até a condizer com a indumentária.
Mas a maquilhagem não apareceu somente no séc. XXI, muito pelo contrário. A maquilhagem vem sendo utilizada desde os primórdios para realçar pormenores da face, ou “disfarçar” possíveis imperfeições, manchas, cicatrizes, etc. julga-se que tudo começou no antigo Egipto quando se era muito valorizada a pele alva e macia, a maquilhagem dos olhos, e o uso de perucas coloridas. Cleópatra foi a precursora do uso do “cosmético” e da maquilhagem na antiguidade. Para manter a pele alva e macia, Cleópatra valia-se de muitas receitas especiais, podendo ser uma delas banhar-se em leite de cabra e utilizar ‘pastas' especiais feitas com leite de jumenta, farinha de favas e miolo de pão, besuntando assim todo o rosto na hora de dormir actualmente este acto é chamado de máscara de beleza. Os olhos eram muito importantes para os egípcios, e eram quase sempre pintados com pó de khol; acreditando-se assim que olhos pintados afastavam maus fluidos e energias negativas.

Já na idade média, o uso de perfumes, maquilhagem, e artifícios para salientar ou simular uma beleza única, eram largamente utilizados. Em 1711, chegou a ser proposto na Inglaterra uma lei que penalizasse a mulher por bruxaria, caso o marido se sentisse ludibriado pelos ‘artificios' usados pela esposa com o propósito de o conquistar para o matrimónio. A maquilhagem também foi, e ainda é muito utilizada em tribos indígenas, simbolizando momentos de festas, guerras ou rituais tribais. Nos séculos subsequentes a maquilhagem felizmente tornou-se um grande aliado da mulher, sem que a mesma fosse ridicularizada.
Já nas décadas iniciais do século XX, famosos estilistas europeus para além do lançamento das colecções de roupa, começaram a lançar em simultâneo, maquilhagem e perfumes a combinar com o estilo da ‘época'. Também com as grandes produções cinematográficas de Hollywood mo século XX, a maquilhagem passou a ser de grande importância na caracterização de grandes personagens; podendo efectivamente transformar a fisionomia de um actor ou actriz através de ‘truques' e produtos específicos.
Desde então e até os dias de hoje, a cada nova estação temos dezenas de lançamentos de maquilhagem. Passamos por uma variedade fascinante de produtos:Cosméticos de tratamento para pele e corpo, Perfumes,Maquilhagem especificas como por exemplo: base facial, correctivos para olheiras e manchas da pele, sombras para os olhos, delineador labial, batons, gloss labial, delineador de olhos, mascara para cílios com finalidade de dar volume ou alongamento, cremes e foundants com objectivos de lifting rápido, etc. É essencial que estejamos bem informadas dos produtos que nos podem ajudar a melhorar e estar esteticamente elegante e bem cuidada.
Actualmente existem dezenas de revistas lançadas mensalmente, com o objectivo de nos manter muito bem informada sobre as últimas tendências da moda. Independentemente da idade da mulher, a maquilhagem sempre cai bem, dos 15 aos 90 anos, é essencial para uma mulher cuidar-se e amar-se acima de tudo.
Na nossa opinião, porém actualmente por parte de algumas pessoas existe um uso excessivo da maquilhagem, e não estamos a falar de se maquilharem todos os dias, pois se assim se sentirem bem, força! Não nos podemos esquecer é de proteger sempre a pele, pois a maquilhagem sai, mas a pele é sempre a mesma, e sem cuidados e com maquilhagem estraga-se ainda mais! Não podemos querer parecer jovens agora e belas e daqui a uns anos estarmos umas bruxas!
Mas quando falavamos do uso excessivo da maquilhagem por parte de algumas pessoas, estava-mos a falar de pessoas que se maquilham como se fizessem parte de um filme de terror, ou como se fossem fantoches! Maquilhagem sim! Em exagero… Não façam isso a vocês próprias! Em vez de esconderem imperfeições estão a dar a pensar que as têm com tanto artificio.

1 comentário:

  1. O tom que vocês adoptaram nos vossos textos está engraçado (de vez em quando é quase um "truques e dicas", o que tem alguma piada e até poderia ser mais assumido), mas por vezes alongam-se demasiado, o que faz com que os textos resultem um pouco confusos. Tentem melhorar esse aspecto num último post.

    ResponderEliminar